O que é PaaS para você?

Acredito que muitos já conhecem o termo PaaS – Plataform as a Service (Plataforma como Serviço). PaaS é muito utilizado pelo mercado para descrever a capacidade de uma empresa de entregar uma plataforma (sistema operacional + middleware) pronta para utilização, ou seja: partindo de uma estrutura de virtualização, tudo pode ser consumido como serviço, geralmente através de um portal. O que poderia complementar esse conceito? 

Esse PaaS nem sempre é 100% gerenciado (SLA, atualizações, manutenções) pelo fornecedor – muitas vezes é uma estrutura baseadas em automações. Não tem facilidade para aumentar a produtividade do desenvolvedor além do ambiente em si, não possui serviços/APIs prontas que podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento e tem suas limitações. Por isso gravamos um vídeo para dar um passo além do PaaS tradicional. Vamos falar de PaaS – Practice as a Startup.

Em outras palavras, cada fornecedor pode ter o seu conceito de PaaS, mas é muito importante pensar além disso. Quais as facilidades adicionais eu vou ter para desenvolver, testar e implantar a minha aplicação e ser tão ágil quanto uma Startup?

Essa série “PaaS – Practice as a Startup” terá várias partes ou capítulos e em cada uma vamos explorar algum conceito interessante que com certeza pode trazer agilidade e praticidade para a área de TI da sua empresa. Convido todos a assistirem o vídeo abaixo e acompanharem a série.

5 thoughts on “O que é PaaS para você?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *