Para soluções inovadoras: pense e experimente

As empresas têm sido obcecadas por optimização operacional há muito tempo. Porém está claro que só isto não tem tido efeito para ampliar seus mercados. Para isso ou para criar mercados completamente novos é preciso inovar. Não se deve esperar que a área de TI sozinha reinvente a empresa. Para chegar em novos espaços, novos mercados, novos clientes, novas fontes de receitas, é necessário experimentar novos modelos de trabalho, capazes de engajar a maior diversidade possível de pessoas. 

Design Thinking

“Os designers não tentam procurar uma solução até que eles determinem o problema real, e mesmo assim, ao invés de resolver o problema, eles param para considerar uma ampla gama de soluções potenciais. Só então ele finalmente converge em uma proposta de solução. Esse processo é chamado de design thinking.” Don Norman sobre Design Thinking

IBM Design https://www.ibm.com/design/thinking/

E dentre os pilares do Design Thinking o mais importante é a empatia. Para entender um problema é preciso se colocar na pele de quem o enfrenta. Esse sempre foi um desafio para TI, pois geralmente os desenvolvedores estão muito distantes dos usuários.

O Design Thinking propõe ferramentas como o Mapa de empatia para criar constantemente empatia com os usuários e dessa forma melhorar o alinhamento da solução.

empatia

Além do mapa de empatia há outras ferramentas para buscar a empatia, como o Playback – que é um mecanismo para trazer os usuários e demais envolvidos no projeto para próximo da solução, em um espaço seguro onde histórias são contadas e o feedback é coletado.

Os outros princípios chave do Design Thinking são: colaboração e experimentação. E na combinação desses princípios que está a beleza dessa forma de trabalho.

loop

Para entender completamente o Design Thinking é preciso experimentá-lo, adotando os princípios, técnicas e ferramentas de uma forma contínua. E como todo trabalho ligado à inovação, falhas irão acontecer, mas o importante é continuar experimentando. Aprendendo e evoluindo.

Bluemix Garage Method

A IBM aplica o Design Thinking em diversas áreas e uma delas é o Bluemix Garage que são times que entregam soluções baseadas na nossa plataforma Bluemix. Esses times se guiam pelo Design Thinking e também por princípios Lean e Agile.

E no espírito de colaboração com a comunidade e para possibilitar que outras equipes adotem uma forma de trabalho como a do Bluemix Garage, a IBM disponibiliza todas as melhores práticas que ela adota através do Bluemix Garage Method.

bmxgarage

O Garage Method consiste em um conjunto de boas práticas, ferramentas, técnicas, organização, etc. que permite a um time tirar o melhor proveito do Bluemix. Em outros posts vamos abordar alguns aspectos do Garage Method. Mas você já pode começar a utilizá-lo hoje mesmo: https://www.ibm.com/devops/method

Recomendo também esse podcast em português sobre Design Thinking do meu colega Rodrigo Giaffredo: “como assim design thinking não é pra você? “

One thought on “Para soluções inovadoras: pense e experimente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *